A prefeitura de Santiago, na Região Central, começou a distribuir nesta semana cerca de 20 mil agasalhos, entre roupas, calçados e cobertores. Há algum tempo, um método diferente foi adotado: as peças são distribuídas em um local chamado de "Loja do Agasalho".
Frio e tempo firme marcam a sexta-feira no Rio Grande do Sul
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Terezinha Medeiros, antigamente as roupas eram levadas até os bairros, mas isso não era atrativo para os moradores, que simplesmente recebiam as peças. Agora, indo até a loja, que fica junto à secretaria, os moradores podem escolher as roupas e cobertores. A secretária contou que as roupas passam por processo de higienização e é colocado um "cheirinho", para parecerem novas.
Cerca de 700 famílias de todos os bairros estão cadastradas e seguem cronograma. A intensificação da campanha já foi feita, com ajuda do Exército e da Brigada Militar, mas os moradores podem seguir doando em Santiago. A maior necessidade é de roupas infantis e cobertores. A loja fica aberta durante todo o ano, inclusive com roupas de verão.
Cronograma
1º/06 – Bairro Ana Bonato
02/06 – Bairro Missões
03/06 – Bairro Jardim dos Eucaliptos
07/06 – Bairros Nei Pereira, São Jorge e Guabiroba
08/06 – Bairro Irmã Dulce
09/06 – Bairros Monsenhor Assis e Gaspar Dutra
10/06 – Bairros Vista Alegre e Atalaia
14/06 – Bairros Santiago Pompeu, João Goulart e Daer
15/06 – Bairro Vila Rica, Carlos Humberto e Eletricitários
16/06 – Bairros Centro, Itu, São Vicente, João Evangelista e Belizário
17/06 – Bairros Lulu Genro, Riachuelo, Vila Nova, Céu Aberto, Castilhos Alto da Boa Vista e Zamperetti
20 a 24/06 - Famílias atrasadas
"